Magnetômetro de Alta Resolução Aerotransportado

 

Altas resoluções em aerosondagens magnetométricas podem ter participação importante em programas de exploração. Melhoramentos no desenvolvimento dos magnetômetros, obtiveram melhores resultados na precisão dos dados, os quais combinados com GPS, apresentam-se ainda melhores em mapas aeromagnéticos. As melhorias introduzidas na precisão, freqüentemente garantem relevantamentos em áreas que foram voadas no passado, usando instrumentos e métodos agora considerados obsoletos.

 

Alta resolução em mapas aeromagnéticos refletem alinhamentos geológicos sub superficiais escondidos, não expostos em mapas de área. Estes mapas são inestimáveis para exploração em ambientes desérticos, florestas tropicais ou plataformas continentais. Mais ainda, eles exercem um papel importante na interpretação de estruturas e distribuição dos tipos litológicos com alta resolução magnetométrica, que certamente pode ser chamada de base universal como ferramenta de exploração. O relativo baixo custo desta sondagem, particularmente é atrativo para projetos em estágios iniciais de exploração, quando grandes áreas devem ser recobertas rapidamente.

 

Sander Geophysics (SGL) de Ottawa, Canadá é especializada em vôos magnetométricos com sondagens de alta resolução ao redor do mundo, agora operando em cooperação técnica com a Aerosat no Brasil. Para manter a posição como líder no ramo, engenheiros e cientistas da SGL estão altamente envolvidos no aperfeiçoamento e desenvolvimento dos equipamentos e métodos de sondagem.

 

Usamos magnetômetros de bombeamento ótico de raios de césio, com sensibilidade de 0,005 nT e compensadores controlados em tempo real digitalmente por computador, fornecendo uma resolução total do sistema de 0,01nT. Os sensores do magnetômetro na aeronave e na estação em terra são idênticos, assegurando que todos os dados magnetométricos estejam equivalentes em termos de sensibilidade e ruído existente. A taxa de amostragem pode ser ajustada de 2 a 10 Hz dependendo das especificações da sondagem.

 

Ótima navegação e precisão no vôo são considerações importantes para aeromagnetometria de alta resolução. As aeronaves estão equipadas com GPS diferencial de tempo real (RDGPS) integradas ao sistema de navegação e linhas de vôo. O sistema chamado “GPSNAV” permite uma excelente navegação fornecendo uma precisão de 1-3 m nas linhas de vôo percorridas.

 

O GPSNAV é usado em conjunto com nosso sistema pré-planejado no computador acoplado no sistema de vôo SGDrape. Este sistema nos permite produzir vôos acompanhando a superfície com uma ótima segurança e qualidade dos dados. Isto assegura que linhas de vôo adjacentes e controles das linhas sejam facilmente comparados em níveis, resultando em melhor qualidade dos dados magnetométricos.

 

A estação base terrestre grava automaticamente flutuações diurnas no campo magnético da terra. Os dados são gravados em um disco rígido e podem ser usadas para correções de dados do vôo. Ambas as aquisições dos dados usados nas aeronaves e magnetômetro de terra, utilizam temperatura compensada por osciladores de cristais de quartzo e um contador de circuito para promover o tempo em horas reais. Estes relógios são sincronizados a hora do GPS o qual tem uma absoluta precisão de 0,5X10-6

O centro de processamento está equipado para processamento e interpretação, com alta resolução de dados magnéticos. Vários produtos designados para representar a geologia expressada nos dados magnéticos podem ser disponibilizadas. A empresa oferece também serviços de interpretação completa por geocientistas experientes, realçando o valor de nossa alta resolução em sondagens aeromagnéticas.

 

 

Sistema de sondagem aerogeofísica magnetométrica

 

 

 

 

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