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1- Recobrimento aerofotogramétrico 2- Apoio de campo 3- Aerotriangulação
4- Restituição aerofotogramétrica digital 5- Reambulação 6- Edição de arquivos para GIS

1- Recobrimento aerofotogramétrico ou vôo aerofotográfico

Depois de ós definida a área a ser fotografada, seus limites são plotados sobre cartas existentes, normalmente em escala de 1:50.000 ou 1:100.000, para ser elaborado o plano de vôo.
O plano de vôo consiste em, depois dedefinida a escala que as aerofotos deverão sair, lançar as faixas de vôo e coletar as coordenadas geográficas de entrada e saída. Nessa fase também é definida a altitude que a aeronave irá voar, tipo de filme, filtro, comprimento total das linhas de vôo, número de fotos que serão tiradas, porcentagem de recobrimento longitudinal e lateral, podendo variar de 60% a 80% e 30% a 40% respectivamente.

Plano de Vôo

 

Esquema de recobrimento

 
Execução de faixas de vôo (fonte: catálogos da Leica)

 

 


Com a utilização de aeronave homologada para aerofotogrametria equipada com GPS para navegação, e câmera aerofotogramétrica, as coordenadas são inseridas no GPS e a aeronave parte para executar as faixas de vôo conforme todos os parâmetros estabelecidos no plano de vôo. Importante observar que para realização do vôo, as condições meteorológicas devem ser ideais, isto é, céu isento de nuvens ou qualquer outro tipo de poluição.

Aeronave Sêneca II homologada para aerofotogrametria
 
Sistema de Câmera Wild RC-10 instalada na aeronave

Para a análise e aprovação.
Aprovado a missão aérea, são confeccionados os fotoíndices, coleções de aerofotos e diapositivos para serem utilizados na fase seqüente.


Fotoíndice


Modelo de aerofoto escala 1:20.000

 

 


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